Biodiversidade Teresópolis – fotos de Aves, Insetos, Aranhas

Lagarta de mariposa Megalopyge albicoliis, família Megalopygidae

Lagarta de mariposa Megalopyge albicoliis, família Megalopygidae

Lagarta de mariposa Megalopyge albicoliis, família Megalopygidae

0 Responses to Lagarta de mariposa Megalopyge albicoliis, família Megalopygidae

  1. camilo folly says:

    Quão venenosa é esta lagarta? Fui queimado por uma, no braço, e, além da ardência, senti dor muscular, formigamento e inchaço.

    Saudações,

    Camilo Folly

    • Antonio Carlos says:

      Seus sintomas são uma forma de resposta. Você teve um quadro patológico de leve a moderado. Casos mais graves podem ocorrer em casos de hipersensibilidade pessoal ou/e lesões múltiplas provocadas por várias lagartas ao mesmo tempo. Este último caso é mais comum entre lavradores durante a colheita de certas plantas hospedeiras dessas lagartas. Acredito que casos como o seu são os mais comuns e a recuperação, sem sequelas, é relativamente rápida.
      Em caso de contato com essas lagartas, lave bem o local com água fria. Se for preciso, consulte um médico. O uso de antialérgicos tópicos e analgésicos (via oral) podem ser necessários. Em último caso, medidas mais específicas, a nível hospitalar.

      • camilo folly says:

        Obrigado pela atenção, Fiorito.

        Adorei a organização do site e já virou uma referência pra mim, que adoro explorar as belas paisagens de nossa região.

        Grande abraço e parabéns pela empreitada!

        Camilo, de Nova Friburgo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Site dedicado a educação ambiental, revelando não apenas a beleza da Natureza, mas sua importância para a vida humana, no campo físico e no psicológico. A limitação física ao município de Teresópolis se deve às limitações físicas do autor, cujas fotos são quase exclusivamente do bairro Canoas (Teresópolis), enorme área adjacentes ao Parque dos 3 Picos, uma extensão da Serra dos Órgãos. São quase duas mil fotos de aves, insetos, aranhas, serpentes, mamíferos, plantas e fungos.