Biodiversidade Teresópolis – fotos de Aves, Insetos, Aranhas

6. Lagarta morta por larvas de vespa

Lagarta morta por larvas de vespa

Lagarta morta por larvas de vespa

Na foto vê-se uma lagarta morta e os ovos vazios de vespas. Todo o processo ocorre da seguinte forma: primeiro as vespas injetam ovos no corpo de uma lagarta; quando saem dos ovos, as larvas passam a se alimentar dos fluidos do hospedeiro. Ao atingir o estágio final de desenvolvimento, as larvas saem de dentro do corpo da lagarta e formam pupas que ficam grudadas no exoesqueleto da lagarta. A lagarta-zumbi para de se alimentar e serve de proteção para as formas jovens de vespas. Quando estas eclodem, a lagarta já está sem vida.
Este triste processo natural deve ser compreendido e respeitado por nós. Uma visão romântica da Natureza pode ser bela e útil em determinados contextos, em especial na arte e na filosofia, mas nunca no mundo natural. Este tem um domínio próprio e intocável. Nós, por estupidez, podemos alterar este ou aquele processo, mas o resultado final será aquele que a Natureza “decidir” em sua natural cegueira e não aquele pretendido pelo homem. Todo o respeito e cuidado com os fenômenos naturais é ato de sabedoria. Na sua infantil ignorância, muitos povos indígenas têm feito mais pela preservação da Natureza e, consequentemente, pela vida no planeta Terra, inclusive a nossa, do que os arrogantes civilizados que interferem nos processos naturais por vis motivos mercantilistas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Site dedicado a educação ambiental, revelando não apenas a beleza da Natureza, mas sua importância para a vida humana, no campo físico e no psicológico. A limitação física ao município de Teresópolis se deve às limitações físicas do autor, cujas fotos são quase exclusivamente do bairro Canoas (Teresópolis), enorme área adjacentes ao Parque dos 3 Picos, uma extensão da Serra dos Órgãos. São quase duas mil fotos de aves, insetos, aranhas, serpentes, mamíferos, plantas e fungos.