Biodiversidade Teresópolis – fotos de Aves, Insetos, Aranhas

6. Lagarta infestada por ovos de vespas

Lagarta infestada por ovos de vespas

Lagarta infestada por ovos de vespas

Alcançar a última fase no ciclo de vida desses insetos é um feito raro: de cada 100 ovos depositados, só duas ou três de suas larvas atinge a fase adulta. As outras larvas são devoradas por vários predadores, como vespas, percevejos, sapos, lagartos, roedores, aranhas e, principalmente, aves, que adoram se alimentar dos ovos, das lagartas e até de insetos adultos. A foto desta página mostra uma lagarta vítima de parasitoidismo por larvas de vespas. No caso de parasitoidismo, o hospedeiro _ no caso, a lagarta _ não sobrevive ao ataque do parasitóide _ as larvas de vespas. (Em casos de parasitismo, também o hospedeiro sobrevive. Para o parasita, matar o hospedeiro significaria a sua própria sentença de morte.)
É possível que para cada espécie de lepidóptero (borboletas ou mariposas) haja uma espécie de vespa parasitóide. Isto revela a importância de se respeitar a Natureza e sua sabedoria de algumas centenas de milhões de anos. Matar lindas borboletas é maldade e falta de sensibilidade, mas matar suas assassinas, as vespas, é ignorância e/ou arrogância. Mesmo não sendo tão belas como as borboletas, as vespas desempenham esta ação predatória por ordem do Equilíbrio que comanda a vida selvagem em nosso planeta. Ir contra tais processos é, como já disse, estupidez, maldade ou arrogante orgulho humano.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Site dedicado a educação ambiental, revelando não apenas a beleza da Natureza, mas sua importância para a vida humana, no campo físico e no psicológico. A limitação física ao município de Teresópolis se deve às limitações físicas do autor, cujas fotos são quase exclusivamente do bairro Canoas (Teresópolis), enorme área adjacentes ao Parque dos 3 Picos, uma extensão da Serra dos Órgãos. São quase duas mil fotos de aves, insetos, aranhas, serpentes, mamíferos, plantas e fungos.