Biodiversidade Teresópolis – fotos de Aves, Insetos, Aranhas

2. Ovopostura – Mechanitis lysimnia

Heliconius ethilla narcaea em ovopstura

Heliconius ethilla narcaea em ovopstura

A borboleta está pondo seus ovos em folha de jiló, um fruto do gênero Solanum, o qual possui os nutrientes adequados para as futuras lagartas. Contudo, tais ovos não deram origem às lagartas. Certamente, foram devorados por algum inseto ou outro predador.
O fato é que na Natureza tais atos são benéficos ao conjunto de seres vivos que, ao final, são uma único corpo. Apenas o homem destoa, pois em sua complexidade ele pensa ser superior e acaba agredindo a si mesmo ao interferir nos processos naturais da vida. Normalmente, um agricultor ou o dono de uma horta caseira iria destruir tais ovos para que as futuras lagartas não comessem as folhas de seu jiloeiro. Ao agir assim ele interfere no equilíbrio ecológico. Nada fazendo, ele pode perder um ou outro jiló, uma ou outra folha de couve, mas ganhará no campo maior de respeito à vida e, sobretudo, estará ajudando as futuras gerações de humanos ao deixar para elas um planeta belo e produtivo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Site dedicado a educação ambiental, revelando não apenas a beleza da Natureza, mas sua importância para a vida humana, no campo físico e no psicológico. A limitação física ao município de Teresópolis se deve às limitações físicas do autor, cujas fotos são quase exclusivamente do bairro Canoas (Teresópolis), enorme área adjacentes ao Parque dos 3 Picos, uma extensão da Serra dos Órgãos. São quase duas mil fotos de aves, insetos, aranhas, serpentes, mamíferos, plantas e fungos.