Biodiversidade Teresópolis – fotos de Aves, Insetos, Aranhas

7. Casulo de mariposa do gênero Oiketicus

Casulo de mariposa do gênero Oiketicus

Casulo de mariposa do gênero Oiketicus

Quando as lagartas estão preparadas para a próxima fase de seu ciclo de vida, param de comer e entram num período de inércia, mas de intenso metabolismo interno. Em um lugar firme e seguro ela se modifica pela última vez. Seu exoesqueleto recebe uma camada de quitina que o deixa rígido e imobiliza a lagarta. É a fase de pupa ou crisálida.
Algumas espécies de mariposas, em especial do gênero Oiketicus, em vez de casulos feitos de seda, utilizam partes de folhas, caules, gravetos e materiais afins para criar estruturas mais complexas e resistentes. São obras de engenharia perfeitas e esteticamente brilhantes!

7 Responses to 7. Casulo de mariposa do gênero Oiketicus

  1. KATIA says:

    NO PÉ DE ACEROLA DA MINHA CASA TEM UM CASULO FEITO DE GRAVETINHOS, ESTÁ NUM GALHO APROXIMADAMENTE 1 METRO DO CHÃO, SERÁ QUE PODE SER PERIGOSO PARA AS CRIANÇAS?

    • Antonio Carlos says:

      Não creio que haja perigo algum em casulos de mariposas. Algumas lagartas, sim, podem provocar queimaduras na pele, mas as que estão encasuladas apenas se preparam para se transformar em borboleta ou mariposa.

    • Ricardo Baracy says:

      Saudações a todos! Com licença, embora esteja bastante atrasado para responder este post, posso ajudar. Prezada Katia, os Lepidópteros em sua fase de pupa ou crisálida (fase que antecede a de imago (inseto adulto)) não devem apresentar risco à saúde, pois já não possuem mais as cerdas que as protegem em sua fase larval (lagarta). Depois de encasular, seus corpos se liquefazem e suas moléculas se rearranjam dando forma à borboleta ou mariposa. No Brasil, a única mariposa que pode causar algum tipo de acidente são as fêmeas da Hylésia paulex da família Saturniidae, elas possuem cerdas no abdome que em contato com a pele poderá causar dermatite. As principais famílias de lepidópteros de importância médica no Brasil, cujos acidentes são causados por suas lagartas são: a Megalopygidae, a Limacodidae, a Arctiidae e Saturniidae. Espero poder ter auxiliado de alguma forma, muito obrigado pela oportunidade, respeitoso abraço em todos.

  2. sandra lidia says:

    Tenho um casulo no meu jardim há meses , quanto tempo leva para ela sair ?

  3. Tiago says:

    Em minha casa tem uma flor de raiz de batata e sempre há nela lagartas pretas com bolinhas brancas . Que especie de borboleta que é essa lagarta ?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Site dedicado a educação ambiental, revelando não apenas a beleza da Natureza, mas sua importância para a vida humana, no campo físico e no psicológico. A limitação física ao município de Teresópolis se deve às limitações físicas do autor, cujas fotos são quase exclusivamente do bairro Canoas (Teresópolis), enorme área adjacentes ao Parque dos 3 Picos, uma extensão da Serra dos Órgãos. São quase duas mil fotos de aves, insetos, aranhas, serpentes, mamíferos, plantas e fungos.